SISUTEC cursos gratuitos 2014: informações e inscrições

O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (SISUTEC) foi lançado no dia 5 de agosto de 2013, por meio do Ministério da Educação (MEC). Atualmente o programa está disponibilizando mais de 239 mil vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes, que devem começar no segundo semestre deste ano.

Sicutec oferece oportunidades para jovens de todo o Brasil (Foto: Divulgação)

Sicutec oferece oportunidades para jovens de todo o Brasil (Foto: Divulgação)

O que é o Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, em que instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissionalizante e tecnológica ofertam vagas de graça em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pré-requisitos Sisutec

Pode fazer a inscrição no Sisutec quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado (2013) e teve nota superior a zero na redação. É preciso informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013 para fazer inscrição no Sisutec.

Invista em um curso técnico por meio do Sisutec (Foto: Divulgação)

Invista em um curso técnico por meio do Sisutec (Foto: Divulgação)

Como funciona o Sisutec?

O processo seletivo do Sisutec é composto somente pela inscrição e classificação por nota obtida no Enem 2012. Ao realizar a inscrição no Sisutec o candidato precisa escolher por ordem de preferência, até duas opções entre as oportunidades ofertadas pelas instituições participantes do Sisutec.

O candidato também precisa definir se quer concorrer às oportunidades em cursos destinados aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ou às vagas de cota, ou seja, reservadas para negros, pardos e indígenas estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista 100%, ou se vai concorrer as oportunidades de ampla concorrência.

No final da etapa de inscrição do Sisutec o sistema vai selecionar de modo automático os candidatos mais bem classificados em cada curso, segundo suas notas no Enem 2012. Acontecerão chamadas sucessivas, sendo que os candidatos terão um prazo para realizar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

O Sisutec atende várias áreas (Foto: Divulgação)

O Sisutec atende várias áreas (Foto: Divulgação)

Quem pode se inscrever no Sisutec 2014?

Podem se inscrever no Sisutec as pessoas que realizaram o Enem 2013 e que tenham obtido nota maior do que zero na redação. Porém, algumas instituições de ensino adotaram notas mínimas para a inscrição em determinados cursos. Se sua note for menor que a nota de corte sua inscrição não será concretizada.

 

Inscrições Sisutec

Participam do Sisutec 586 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, como por exemplo, o Senai, Sesi, Sesc e Senac, além de escolas técnicas das redes estaduais e universidades. Os interessados podem realizar as inscrições a partir desse dia 21 de julho. As inscrições terminam no dia 25 de julho, e os interessados devem se inscrever por meio do site www.sisutec.mec.gov.br.

 1ª opção de curso do Sisutec

O candidato selecionado na primeira opção de curso que colocou em seu cadastro no Sisutec não vai participar da chamada subsequente, independentemente de realizar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi convocado. Por esse motivo, o candidato deve ficar atento aos prazos, já que não será chamado em outra oportunidade.

Confira as muitas chances do Sisutec (Foto: Divulgação)

Confira as muitas chances do Sisutec (Foto: Divulgação)

2ª opção de curso do Sisutec

Diferentemente do que acontece com quem é selecionado na primeira opção de curso, quem é convocado para a segunda opção de curso escolhida no cadastro do Sisutec continua concorrendo para o curso que deu prioridade na hora de fazer a inscrição. Porém se fizer a matrícula no curso de segunda opção, caso seja selecionado, não será mais convocado para outro curso.

Lista de Espera no Sisutec

Na edição 2013 do Sisutec não teve lista de espera. Isso quer dizer que as oportunidades por meio de vagas remanescentes não ocupadas por candidatos selecionados em 1ª e 2ª chamadas serão preenchidas a partir da inscrição online, no sítio pronatec.mec.gov.br.

Instituições e cursos participantes do Sisutec 2014

São mais de 500 instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica participantes do processo seletivo 2014. Confira no site do MEC a lista das instituições participantes e quantidade de vagas e a lista dos cursos oferecidos.

Horário de inscrição no Sisutec

O sistema de inscrição do Sisutec ficará disponível do dia 21 de julho de 2014 até as 23h59 do dia 25 de julho de 2014. Durante o período de inscrição, o sistema estará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília para o término das inscrições.

O Sisutec é um projeto do Governo Federal (Foto: Divulgação)

O Sisutec é um projeto do Governo Federal (Foto: Divulgação)

Política de cotas Sisutec

O Sisutec vai atuar com políticas de cotes, ou seja,  80% das oportunidades serão preenchidas de modo prioritário por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Também serão reservadas vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e escolas técnicas vinculadas às universidades federais participantes do Sisutec e, também, vagas para negros, pardos e indígenas.

Matrícula do Sisutec

Se você for selecionado para um dos cursos do Sisutec será preciso verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. O prazo para a efetivação da matrícula está definido no cronograma disponível na página do Sisutec.

 

Comments are closed.